A Defesa Civil de Porto Alegre prorrogou até as 6h desta terça-feira (18) o alerta para fortes chuvas na Capital. A previsão indica acumulados de até 60 milímetros entre esta segunda (17) e terça, com risco de alagamentos, deslizamentos de terra, além de raios e ventos que podem atingir até 50 km/h.
Com esse cenário, o órgão orienta a população a evitar áreas alagadas, arroios e rios. Já os moradores de regiões vulneráveis devem buscar locais seguros ou recorrer aos abrigos disponibilizados pela prefeitura.
Em situações de emergência, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Para esta segunda-feira, a previsão indica que a temperatura máxima em Porto Alegre fique abaixo dos 30°C.
O forte temporal que atingiu a Capital na noite de domingo (16) causou diversos transtornos, incluindo alagamentos em ruas e avenidas, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Devido ao acúmulo de água, o trânsito precisou ser bloqueado total ou parcialmente em algumas vias, como Brasiliano Índio de Moraes, no Viaduto Obirici; Sertório com Sérgio Jungblut Dieterich; Sertório com Serafim Alencastro; Miguel Teixeira com Baronesa do Gravataí; Ipiranga com Cristiano Fischer; Santana com Princesa Isabel; e Bento Gonçalves com Ângelo Barcelos.
Além disso, quedas de árvores causaram interdições na rua Furriel Luiz Antônio de Vargas e na estrada Jorge Pereira Nunes. Já na rua Fernando Abbott, um poste caiu, agravando os problemas no trânsito.
Os temporais também atingiram cidades da Região Metropolitana e o interior do Estado, resultando em falta de energia elétrica, alagamentos, destelhamentos de casas e quedas de árvores e postes.
Em Osório, no Litoral Norte, a estrutura de um circo desabou durante a tempestade. Cerca de 200 pessoas estavam no local no momento do incidente. Pelo menos 20 delas ficaram feridas, mas sem gravidade.