Nove bairros de Porto Alegre enfrentam desabastecimento de água e alterações no trânsito por causa de uma obra do Dmae que iniciou na segunda-feira, 2.
A avenida Senador Tarso Dutra, que integra a Terceira Perimetral, teve mudanças no trânsito em função da última etapa do entroncamento de duas adutoras do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o corredor de ônibus na esquina com a rua Engenheiro Antônio Carlos Tibiriçá foi completamente bloqueado em ambos os sentidos.
Os ônibus precisaram circular pelas faixas laterais entre a avenida Protásio Alves e a rua Felizardo, com paradas paralelas aos locais originais.
A previsão é de que o trânsito seja normalizado na quinta-feira, 5.
Durante o serviço, nove bairros sofreram interrupção no fornecimento de água na terça-feira, 3.
Os bairros atingidos foram:
- Boa Vista (parte)
- Bom Jesus
- Chácara das Pedras
- Higienópolis (parte)
- Jardim Botânico (parte)
- Jardim do Salso
- Petrópolis (parte)
- Três Figueiras
- Vila Jardim (parte)
A obra está conectando duas adutoras de 600 milímetros, fazendo parte da interligação dos sistemas de abastecimento de água Menino Deus e Moinhos de Vento.
A primeira etapa do serviço foi realizada na quarta-feira, 27, com o objetivo de reduzir oscilações no fornecimento nas áreas mais altas da cidade.
Após a conclusão, os sistemas poderão suprir um ao outro em casos de emergência. Entre as áreas que serão beneficiadas estão a Lomba do Pinheiro, Morro da Cruz, e partes das zonas Norte e Leste.
O investimento total na obra é de R$ 5,2 milhões, com recursos próprios do Dmae.