O Grêmio finalmente conquistou três pontos pelo Campeonato Brasileiro em sua décima primeira partida no último domingo (30). A vitória foi em confronto direto contra o lanterna Fluminense, e permitiu ao tricolor um respiro no campeonato, dadas as 2 partidas atrasadas e uma atuação superior a da equipe carioca no dia de ontem, que é também seu próximo adversário na Copa Libertadores da América.
A equipe gaúcha teve a iniciativa desde o primeiro minuto, com apoio de seu torcedor em Caxias do Sul, marcando a volta do tricolor ao Estado do Rio Grande do Sul após as enchentes. O Fluminense se preocupou em jogar no contra-ataque, aproveitando os espaços deixados pelo Grêmio, e se valendo de uma característica oposta ao que produzia anteriormente com o ex-técnico Fernando Diniz.
O Grêmio explorou jogadas pelos lados com seus ponteiros, com cruzamentos para dentro da área, sem assustar muito na primeira etapa. Mas o volume foi todo da equipe gremista que também teve finalizações de fora da área obrigando defesas de Fábio. O Fluminense só levou perigo em uma cobrança de falta defendida por Marchesín. A equipe carioca, resumindo, pouco ou nada produziu na primeira parte.
No segundo tempo um Grêmio mais agressivo e fazendo triangulações, se valendo de algumas saídas do Fluminense chegou também por meio de contra-ataques e o espaço cedido. Mas seu gol veio de uma jogada trabalhada pelo lado direito, com assistência de João Pedro para o garoto Gustavo Nunes definir.
Depois o Fluminense se abriu mais, dando ainda mais espaços ao Grêmio, que jogava pelas duas pontas e Gustavo Nunes conseguiu cavar um cartão vermelho após o segundo amarelo para um dos jogadores da equipe carioca.
Depois disso, quem teve a única oportunidade do jogo foi o Grêmio em escapada de Nathan Fernandes já nos acréscimos. Vitória segura e tranquila, no embalo da torcida, embora o frio intenso que estava fazendo na Serra Gaúcha neste domingo.
O Grêmio não sofreu riscos de empate, e poderia ter ampliado e assim podemos observar uma evolução na equipe, que não sofreu nenhum gol, sendo seu principal problema, além de criar mais o oportunidades e ter a chance de ampliar o resultado.
Ainda está muito longe de convencer a torcida no quesito desempenho, visto que o Grêmio com as peças que tem pode e irá desempenhar muito mais neste campeonato. Assim como no caso das outras equipes gaúchas, o contexto é adverso e o mais importante no atual momento é somar mais pontos no campeonato, para se ver livre da situação incômoda na tabela.
Lembrando que, quando for disputar os dois jogos atrasados que possui, a equipe deverá ter seus desfalques de volta, além da promessa da direção por novos reforços.
De fato, era o pior time do campeonato até aqui, mas o Grêmio jogou da forma como deveria, sem ceder oportunidades e procurando sempre que possível atacar para matar o jogo.
O alento é que entre o lanterna e o tricolor gaúcho hoje há um abismo em todos os sentidos, o que mostra que este não é o local da tabela onde a equipe de Renato deveria se encontrar, dado que em aproveitamento o Grêmio já não estaria na zona de rebaixamento com os jogos ainda por disputar.
A equipe gaúcha terá um páreo muito duro no meio da semana contra o Palmeiras. O time paulista já está consolidado na parte de cima da tabela e venderá caro uma derrota na quinta-feira. Mesmo que o Grêmio tenha um resultado negativo, deve-se levar em consideração a força do adversário, e que seja na quinta ou no final de semana, o Grêmio deve sair do Z4 e a partir disso ver até onde pode ir no campeonato brasileiro.
O foco para a disputa de títulos hoje é nas Copas, e na Libertadores se a atual fase do tricolor carioca persistir, o Grêmio deverá ter um confronto com plenas condições para avançar às quartas. Isto, levando em conta ainda, o retorno dos selecionáveis que se avizinha e a janela de transferências do mês de julho chegando.
O Grêmio tem a grande chance de se recuperar na temporada, e se souber repôr suas carências a nível de grupo, competir na Copa do Brasil e na Libertadores.
O torcedor gremista matou a saudade de ver o clube em campo, assim como de ver o time vencendo e tendo uma atuação convincente. Agora, mais uma vez haverá um grande desafio pela frente, com um adversário difícil. A torcida precisa compreender o momento conturbado que o time está e “carregar” a equipe dentro de campo, cumprindo seu papel fora das quatro linhas.
Com a estratégia reativa, o Palmeiras já demonstrou ter dificuldades, como na derrota para o Inter em casa na segunda rodada. Se Renato tiver uma boa estratégia, acho plenamente possível a busca dos três pontos e a saída antecipada da zona do rebaixamento.
Mín. 17° Máx. 21°