Com as cheias no estado do Rio Grande do Sul, diversas livrarias e editoras foram afetadas. Segundo pesquisa, O Clube dos Editores do RS afirmam, que 25 editoras foram afetadas, com uma estimativa de 50 mil exemplares perdidos.
Com o intuito de movimentar esse mercado, e ajudar livreiros, editoras, sebos e autores, o Instituto Ling deu iniciativa ao projeto Feira do Livro Reconstrói RS.
A feira está acontecendo desde sexta feira (14.06.2024), e vai seguir até domingo (16.06.2024) das 11h às 20h, na rua João Caetano, 440, Porto Alegre.
Além da feira, está tendo uma programação variada, com oficinas, debates, músicas e também programação infantil.
A entrada é gratuita e liberada para o público. E o Instituto está recebendo doações de livros, que serão direcionadas às escolas e bibliotecas comunitárias, atingidas pela enchente.
Durante sexta e sábado, já rolou uma programação grande, com presença de escritores e músicos atingindo público forte.
Na sexta-feira (14.06 2024), ocorreu uma sessão com a escritora Carla Madeira (livro referência: Tudo é rio) onde os ingressos esgotaram rapidamente.
Assim como a sessão com a Carla, algumas agendas contem ingressos pagos, destinados para o propósito da feira.
Pela feira, é possível encontrar diversas livrarias conhecidas por Porto Alegre, como por exemplo, Livraria Taverna, Baleia e Paralelo 30.
Em entrevista para o Portal Diário de Porto Alegre, Claudia Schroeder (Poeta, e escritora), conta:
"A Feira é uma iniciativa incrível do IInstituto Ling. Foi muito emocionante estar lá ontem e ver o local cheio de vários públicos, prestigiando eventos, comprando livros, fazendo doações.
Essa iniciativa faz com que nos demos uma coisa muito importante que é um retorno a algo bonito depois dessa catástrofe que ainda estamos passando.
O setor cultural vai precisar de muito apoio. E nós seguiremos precisando desses objetos mágicos que são os livros.
Fiquei muito feliz de ter sido convidada a fazer parte de um painel como autora. Ser parte dessa ação é emocionante."
Toda programação para curtir e ajudar nesse domingo, está no Instagram do Institudo Ling (@instituto.ling).
Mín. 11° Máx. 19°