A farofa de natal é um dos acompanhamentos mais tradicionais e saborosos da ceia ou do almoço de natal. Ela combina perfeitamente com o peru, o tender, o chester, o lombo, ou qualquer outra carne que você escolher. Além disso, ela é muito fácil de fazer, e leva poucos ingredientes.
Mas você sabia que existem alguns segredos que podem deixar a sua farofa de natal ainda mais perfeita? Pois é, nessa receita eu vou te revelar 05 segredos incríveis que vão fazer toda a diferença na hora de preparar a sua farofa de natal. Confira!
Para fazer a farofa de natal, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 100 g de bacon picado
- 100 g de linguiça calabresa picada
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
- 1/2 xícara (chá) de uvas passas
- 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
- 4 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada a gosto
O modo de preparo da farofa de natal é muito simples e rápido. Basta seguir os passos abaixo:
1. Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio, e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados.
2. Acrescente o bacon e a linguiça calabresa, e frite até ficarem crocantes e soltarem a gordura.
3. Junte as azeitonas, as uvas passas e as nozes, e misture bem.
4. Adicione a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre, até incorporar todos os ingredientes e formar uma farofa úmida e soltinha.
5. Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto, e desligue o fogo.
6. Pronto! Agora é só transferir a sua farofa de natal para uma travessa, e servir com a carne de sua preferência.
Para deixar a sua farofa de natal ainda mais gostosa e especial, você pode seguir algumas dicas e sugestões:
- O primeiro segredo para uma farofa de natal perfeita é usar uma boa manteiga, de preferência com sal, para dar mais sabor e umidade à farofa. Você pode usar a manteiga de garrafa, que é típica do nordeste, e que tem um sabor mais intenso e marcante.
- O segundo segredo é usar uma farinha de mandioca de boa qualidade, e que seja torrada. A farinha de mandioca torrada tem uma cor mais amarelada e um sabor mais tostado, que combina muito bem com os outros ingredientes da farofa. Você pode comprar a farinha de mandioca torrada pronta, ou torrar a sua própria farinha em uma frigideira, mexendo sempre, até ficar dourada.
- O terceiro segredo é usar carnes defumadas, como o bacon e a linguiça calabresa, para dar mais aroma e sabor à farofa. Você pode usar outros tipos de carnes defumadas, como o presunto, o paio, o salame, etc. Você também pode usar carnes frescas, como o frango, o porco, o peru, etc. O importante é que as carnes estejam bem picadas, e que sejam fritas até ficarem crocantes e soltarem a gordura.
- O quarto segredo é usar frutas secas, como as uvas passas e as nozes, para dar mais doçura e crocância à farofa. Você pode usar outras frutas secas, como o damasco, a ameixa, o figo, a tâmara, etc. Você também pode usar frutas frescas, como a maçã, a banana, o abacaxi, etc. O importante é que as frutas estejam bem picadas, e que sejam adicionadas no final do preparo, para não desmancharem.
- O quinto segredo é usar ervas frescas, como a salsinha, para dar mais frescor e cor à farofa. Você pode usar outras ervas frescas, como a cebolinha, o coentro, o manjericão, etc. Você também pode usar ervas secas, como o orégano, o tomilho, o alecrim, etc. O importante é que as ervas estejam bem picadas, e que sejam temperadas a gosto, para realçar o sabor da farofa.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer a farofa de natal, confira as respostas para as perguntas mais frequentes:
- Como conservar a farofa de natal? A farofa de natal pode ser conservada em um recipiente fechado, em temperatura ambiente, por até 3 dias. Se você preferir, pode guardar na geladeira, mas ela pode ficar um pouco mais seca e dura. Não é recomendado congelar a farofa, pois ela pode perder a textura e o sabor.
- Como deixar a farofa de natal mais úmida? Se você achar que a sua farofa de natal ficou um pouco seca, você pode umedecê-la com um pouco de caldo de carne, de frango, de legumes, ou de água. Basta aquecer o caldo ou a água em uma panela, e regar a farofa aos poucos, mexendo bem, até ficar úmida e soltinha.
- Como fazer a farofa de natal sem glúten? Se você tem intolerância ou alergia ao glúten, você pode fazer a farofa de natal sem glúten, substituindo a farinha de mandioca por uma farinha sem glúten, como a farinha de arroz, de milho, de quinoa, de amaranto, etc. Você também pode usar uma farinha sem glúten pronta, que já vem temperada. Siga as mesmas proporções e o mesmo modo de preparo da receita original.
Nesta receita, você aprendeu como fazer uma farofa de natal perfeita, seguindo 05 segredos incríveis que vão fazer toda a diferença na hora de preparar a sua farofa de natal. Você viu os ingredientes, o modo de preparo, as dicas e sugestões, e as dúvidas comuns sobre a receita.
Agora é só colocar a mão na massa e experimentar essa delícia. Espero que você tenha gostado e que tenha sucesso na sua cozinha. Se você tiver alguma opinião sincera ou sugestão sobre a receita, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em saber o que você achou. Até a próxima!
Crédito em vídeo: Youtube @MeninoPrendado
Mín. 17° Máx. 21°